As mais belas canções de Natal
Nesta santíssima época festiva há uma coisa a que é impossível ficar indiferente. Falo, é claro, das não tão santíssimas músicas de Natal de centros comercias e cadeias de Super e Hipermercados. Já todos viram, de certeza, o anúncio de Natal do Feira Nova, protagonizado pelos D'zrt. Já todos conhecem, também, o anúncio do Modelo, no qual os brinquedos dançam e cantam. Estes dois são, basicamente, a mesma coisa: seres animados por computador que as crianças adoram que ganham vida, apenas com fins comerciais.
Mas, também há o anúncio do Continente com a famosíssima Leopoldina. Este tem sido o favorito de centenas de crianças há centenas de anos, mas é uma personagem que levanta diversas questãoes: que idade terá a Leopoldina? Tendo em conta a sua idade avançada, como é que as penas são todas amarelas? Qual a relação entre Leopoldina e Popas? Quem foi o incompetente do oftalmologista que lhe receitou uns óculos de aviador para o seu problema de visão? Será o "mundo encantado" pelo qual ela viaja o mesmo do Peter Pan ou o mesmo dos Morangos Com Açúcar? Será que Peter Pan e Michael Jackson já se encontraram na Terra do Nunca(pronto esta não é sobre a Leopoldina)?
Porque é que todas as músicas de Natal que apelam ao comércio falam de um Mundo de fantasia em que os brinquedos falam e podemos voar? Será que quem escreve estas músicas anda a brincar com drogas?
É por isso que uma música, em particular, me chamou a atenção. Já alguém viu a música de Natal do El Corte Inglês? Pois é, os senhores que escreveram essa música não só estavam num mundo fantástico só deles, como não pensaram que ninguém quer ouvir uma música parva...quer dizer, parva em estilo quase de ópera, porque parvas são todas. Mas, aquela é especialmente parva.
Porque é que não passa na televisão o anúncio de Natal do Pingo Doce? Ou do Lidl? Será que os ucranianos não celebram o Natal? Eu até já tenho uma letra:
Entra neste mundo de fantasia
Onde os rissóis de carne custam 1,59E.
O Ivania leva-te a voar
Até junto das batatas Triska.
Todos os produtos de higiene oral ganham vida
E podes vê-los a fazer corridas com alegria.
Brinca com o nosso vinho licoroso abafado Calhau
Porque no Lidl não há brinquedos.
5 Comment:
No Lidl não sabem cantar e no Pingo Doce eles até tem ideias, mas o chefe não é de cantigas.
Eu sempre achei que o mundo encantado era um eufemismo para trip de ácidos. Uma vez meti LSD e vi a Leopoldina, tava quase a entrar em pânico quando os meus amigos me avisaram que afinal só estava coberto por chamas, se não fossem os playmobil bombeiros não sei onde estaria agora!
As Triska são as melhores batatas fritas do mundo, digam o que disserem!
Nós no Codfish não celebramos o Natal, celebramos o Kwanzaa, pois temos a mania que somos pretos filhos ilegitimos do Dennis Rodman, então reunimo-nos à mesa e falamos mal do Homem Branco que nos tirou da terra mãe e acoitamo-nos uns aos outros só para nos lembrar-mos dos bons velhos tempos da escravatura. Em todo caso, em nome de toda a malta que cheira a bacalhau que fede, um feliz dia mundial do capitalismo e da opressão pelo Homem Branco para todos vocês que gostam de se manusear, que nesse feliz dia dedilhem a vossa flauta como se não houvesse amanhã!
Creio que a Leopoldina terá sido gravemente afectada pela gripe das aves e assim se explica a cor amarela...
Quanto aos links, tens toda a razão, já que só acrescentei mais links aos iniciais, por uma vez, por estupidez e/ou preguiça. Como fizeste (e bem) o reparo, vou proceder (imbuído pela vitória do meu FCP) ao update dessa zona nevrálgica do blog a.s.a.p. .
Abraço e volte sempre.
FODA-SE! 40 minutos que demorei... Ufa! Já está. Agora são mais 3 meses para organizar os blogs por temáticas, ou então não... :)
Meu caro "cepo", porque é que quando escreves sobre instituições sagradas esqueces-te sempre de algo!?
Então e a magnínifa, única imcomparável lasanha do "Líder", que tantas alegrias e jantares românticos tem proporcionado aos nossos estimados e fofinhos emigrantes de leste?
Enviar um comentário
<< Home