sábado, julho 02, 2005

Traduções Perigosas

Há músicas com um conteúdo bastante dúbio, a meu ver(se calhar sou só eu que acho estranho, mas quem me manda comer manteiga de amendoim com fiambre?). Muitas músicas conheço(gostaram desta inversão de sujeito?), escritas na língua inglesa que se forem traduzidas podem não ter uma aceitação tão boa. É óbvio que isto me preocupa, porque demonstra que em Portugal não muita gente sabe o inglês.
Vejamos, por exemplo, Here I Am dos UB40. De certeza todos vós estão familiarizados com este hit que diz assim: Here I am babe, come and take me/Here I am babe, won't you come and take me/Take me by the hand, ooh show me/Here I am babe, oooooaaah!
Ora, isto em português significa algo como: Aqui estou eu bébé, vem e leva-me/Aqui estou eu bébé, não vens e levas-me...e por aí fora. E o que é aquele oooooaaah? Muito estranho!
E que tal Baby I love your way dos Big Mountain?
Ooh baby I love your way every day/Wanna tell you I love your way every day/Wanna be with you night and day uh yeah!
Ooh bébé eu adora o teu caminho todos os dias/Quero dizer-te que adoro o teu caminho todos os dias/Quero estar contigo noite e dia uh yeah!
Qué isto?! Adoro o teu caminho? Isso não faz sentido! E de novo as onomatopeias! "Uh yeah!"
Isto é tudo muito estranho. Terá sido o sr.Charles Cross(nome fictício) que escreveu isto? Estas músicas falam de bébés e são cantadas por pessoas crescidas!Mamã que é que se passa aqui? Não os deixes levar-me!
(Peço desculpa, tive um ataque de ansiedade).
E o pior é que os jovens do nosso país ouvem estas cançonetas. E elas parecem apelar para a prática de actos pedófilos e amor com bébés. Será isto um plano para, através da música, plantar, subconscientemente, a semente do pedofilismo nos jovens por todo o mundo?

(Gostaria de realçar a genialidade do título Traduções Perigosas e da sua semelhança com Ligações Perigosas, nome de um filme que, apesar de falar sobre jovens, não tem nada a ver com este assunto)

Este rodapé serve apenas para te informar que chegaste ao fim da página. Tens 3 opções: a)voltar ao ínicio; b) navegar para outra página; d) o suicídio. Volta sempre! =)